Plano Individual de Atendimento (PIA): a criança e o adolescente no centro do processo

Cursos on-line
Nome do curso:
Plano Individual de Atendimento (PIA): a criança e o adolescente no centro do processo
Carga horária total:
16 horas. Serão 4 encontros de 4 horas.
Sobre o Curso:
O uso qualificado do PIA como ferramenta de trabalho consegue promover a Proteção Integral pela rede articulada, viabilizar a reintegração familiar e comunitária e preparar um projeto de vida focado na singularidade de cada criança e adolescente acolhido.
Objetivos:
Estabelecer as conexões necessárias entre a avaliação de caso e o planejamento de ações do Plano Individual de Atendimento, visando qualificar o cuidado e a proteção oferecidos às crianças, aos adolescentes acolhidos para sua reintegração familiar, emancipação e autonomia.
Favorecer a compreensão do contexto legal, social e político que embasa a proteção de crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados e, no qual o PIA se torna um instrumental necessário à garantia ao direito a convivência familiar e comunitária e uma ferramenta para o trabalho articulado em rede.
Alinhar conceitualmente o sentido do Plano Individual de Atendimento como ferramenta da prática cotidiana nos serviços de acolhimento, em sua tarefa de acolher, reparar, cuidar, proteger e educar as crianças e os adolescentes acolhidos;
Apresentar e discutir o modelo proposto pelo MDS (2018) e as orientações técnicas para sua elaboração (avaliação, planejamento e monitoramento de ações para garantia de proteção integral).
Promover a articulação entre o PIA e o Projeto Político-Pedagógico do serviço de acolhimento institucional como ferramentas para promover proteção integral e garantir a convivência familiar e comunitária.
Promover as inter-relações necessárias para a elaboração e efetivação do PIA em rede, com sua homologação e revisão nas Audiências Concentradas na Justiça da Infância e da Juventude.
Público a ser alcançado
Gestores, coordenadores, educadores, cuidadores, orientadores sociais, membros das equipes interprofissionais que atuam em programas ou serviços de acolhimento institucional e familiar, de crianças e adolescentes afastados dos cuidados parentais.
Plataforma de interação: Zoom
E-mail: cursos2025@neca.org.br
Formação 100% ao vivo. O/A professor/a estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao aluno/a para o e-mail informado no formulário de inscrição.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Caso o acesso seja feito pelo celular, será necessário baixar o aplicativo ZOOM.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Metodologia
Conteúdo programático

Professor responsável:
Dayse César Franco Bernardi
Psicóloga, mestre em Psicologia Social pela PUC/SP; pós-graduada em Antropologia da Infância, especialista em Psicologia Jurídica, pesquisadora associada, membro do Comitê de cursos, projetos, oficinas e supervisão e diretora-presidente do Neca, autora de livros na área, formadora e supervisora de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e da Proteção Social de Crianças, Adolescentes e Família.
Justificativa:
O PIA é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente como estratégia obrigatória de planejamento das ações singularizadas de cuidado e proteção, organizadas de forma a promover o pleno desenvolvimento em situação
de acolhimento, a superação de traumas e dos motivos da medida protetiva e, a preparação de um plano de vida continente aos direitos e às necessidades dos acolhidos, devidamente contextualizado na realidade familiar e sociocomunitária.
Os serviços de acolhimento têm a obrigação de apresentar os PIAS das crianças e adolescentes acolhidos em Audiências Concentradas, realizadas trimestralmente pelo Sistema de Justiça para homologar e rever as ações planejadas. A revisão sistemática da medida protetiva se dá, em função de seu caráter emergencial e temporário. Entretanto, para que a revisão opere as mudanças pertinentes ao caso, o PIA precisa apresentar objetivos, metas e elementos que permitam a realização de ações planejadas intersetorialmente para cada acolhido e sua família.
O curso objetiva preparar profissionais da rede protetiva para o uso qualificadodo PIA como ferramenta de trabalho que, focada na singularidade de cada criança e adolescente acolhido consegue promover a Proteção Integral e viabilizar a reintegração familiar e comunitária.
Certificação:
Realização:
– Setembro: dias 16, 17, 25 e 26 das 8h30 às 12h30
ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSÍVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br
Investimento:
Valor por inscrição: R$450,00 (Trezentos e cinquenta e cinco reais)
Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.
Forma de contratação e pagamento:
Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.
