No segundo semestre de 2013, 210 profissionais da área da assistência social e da infância participaram dos cursos e oficinas oferecidos pelo Neca. Na sua maioria são assistentes sociais (44%) e psicólogos (37%).
Mais de 20% deles participou de dois ou mais cursos ou oficinas, totalizando 272 inscrições.
Foi com muita satisfação que o Neca contou com a participação de profissionais de várias regiões do Brasil: 181 profissionais do Estado de São Paulo, 19 do Estado de Minas Gerais, 4 do Rio Grande do Sul, 2 de Rondônia e 4 do Estado do Amazonas. Só do município de Governador Valadares – MG, vieram 7 profissionais.
Dos profissionais do Estado de São Paulo, 42 são do município de São Paulo e 139 vieram de 38 municípios do Estado. Só o município de Limeira enviou 37 profissionais. A Secretaria de Assistência Social do município estimulou e apoiou a participação de profissionais de todos os serviços, governamentais ou privados, como uma forma de fortalecer a rede de serviços do município.
Assim como Limeira, muitos outros municípios aproveitaram os cursos do Neca para aprimorar os serviços oferecidos. Do município de Louveira dez profissionais de um mesmo serviço de acolhimento participaram do curso sobre Projeto Político Pedagógico com o objetivo de elaborar seu projeto político pedagógico. A Secretaria de Assistência Social de Santos, com o objetivo de implantar um serviço de apadrinhamento afetivo inscreveu 19 profissionais na Oficina sobre Apadrinhamento Afetivo.
Pudemos contar também com a participação de profissionais das equipes do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e de Rondônia. De Pelotas – RS, contamos com a participação de conselheiras do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Conselho de Assistência Social.
Essa diversidade de realidades possibilitou uma troca muito rica de experiências e reflexões entre os participantes.
Em função da grande procura, algumas oficinas formaram até três turmas, como foi o caso da Oficina “Plano Individual de Atendimento para crianças e adolescentes em serviços de acolhimento institucional”, totalizando 67 alunos inscritos. As oficinas “Qualificação da Escuta” e “Apadrinhamento Afetivo” assim como o curso “Projeto Político Pedagógico” formaram duas turmas cada.
O Neca espera e deseja que seus cursos e oficinas contribuam com a qualificação dos serviços oferecidos por todos os municípios que participaram de nossos cursos em 2013.
