“A Arte na Assistência Social – Processos Grupais, comunidades e territórios na Proteção Social Básica”

Cursos on-line
Nome do curso:
A Arte na Assistência Social – Processos Grupais, comunidades e territórios na Proteção Social Básica
Carga horária total:
16 horas: Serão 4 encontros de 3 horas, 1 encontro de 4 horas
Sobre o Curso:
“A arte e a cultura são fatores que impulsionam aprendizagens e fomentam a participação das comunidades nos serviços do SUAS e produzem práticas que reconhecem a articulação comunitária como pilar fundamental para o desenvolvimento dos serviços da Proteção Social Básica. ”
Objetivos:
Qualificar os trabalhadores do SUAS que atuam nos CRAS e nos serviços da Proteção Básica, com o propósito da implantação e implementação de processos de articulação comunitária e processos grupais nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e no Serviço de Atenção Integral à Família (PAIF), utilizando a arte e a cultura como instrumento de trabalho.
Público a ser alcançado
Gestores municipais, Equipes de CRAS e Serviços da Proteção Básica, Equipes de instituições com base territorial, Educadores sociais, Moradores de comunidades e membros de associação de moradores.
Plataforma de interação: Zoom
E-mail: cursos2025@neca.org.br
Formação 100% ao vivo. O/A professor/a estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao aluno/a para o e-mail informado no formulário de inscrição.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Caso o acesso seja feito pelo celular, será necessário baixar o aplicativo ZOOM.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Metodologia
Participativa e dialógica, com ênfase na troca de experiências e construção compartilhada, de acordo com a realidade das equipes de cada município, utilizando-se técnicas variadas como exposição dialogada, trabalho de grupo, vídeo seguido de debate etc.
Conteúdo programático

Professor responsável:
Antiella Carrijo Ramos
Psicóloga, graduada pela Unesp/Bauru. Colunista do Jornal Debate/Santa Cruz do Rio Pardo. Atua na Política de Assistência Social há 20 anos, iniciando sua prática profissional no atendimento direto de adolescentes inseridos em medidas socioeducativas em meio aberto.
Mais tarde, atuou como coordenadora de CRAS e, no momento, desenvolve processos de trabalho no campo da psicologia na Proteção Básica. Em 2020, se associou ao Neca, compondo o seu quadro de formadores. Apaixonada pela arte e pela cultura, utiliza processos artísticos e cartográficos como instrumentos de intervenção e articulação comunitária nos territórios onde atua. Nos últimos anos, esteve à frente da articulação técnica do Projeto Fala Vila, realizado nos territórios da Vila Divinéia e da Vila Bom Jardim, no município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP. O Projeto Fala Vila, por meio da arte, da cultura e da articulação local, ampliou a voz dos moradores e rompeu muros que dividia a cidade. Recentemente, coordenou o Projeto Suas Rotas, em Santa Cruz do Rio Pardo/SP, que fomenta a inclusão social através do turismo local.

Artista Convidada:
Bia Raposo
Graduada em artes visuais e especialista em arte educação, propõe uma aproximação na relação entre arte e vida para jovens dentro das escolas e fora delas. Trabalha há 16 anos em instituições de ensino formal e em projetos sociais como arte educadora, instigando a fruição da arte contemporânea pelo interior de São Paulo.
Bia atua há 20 anos na cena cultural da região bragantina como artista plástica, curadora independente e provocadora urbana. Em seus trabalhos autorais, participa de mostras coletivas, desde 2004; realizou duas exposições individuais e, em 2019, foi contemplada, junto ao seu coletivo “Me Dá Uma Mão”, com um Proac Prêmio de exposições inéditas no interior de São Paulo. Explora as técnicas do grafite, lambe-lambe, desenho, assemblages, colagens, pintura em tela e outros.
Justificativa:
A conjuntura nos traz grandes desafios para o desenvolvimento do trabalho no SUAS. As demandas vivenciadas pelas equipes impõem a necessidade de formação de seus trabalhadores como estratégia central para que a Assistência Social continue cumprindo a função de proteção da população e dos territórios vulneráveis, com o desenvolvimento de serviços mais eficientes, que prezem a articulação com a rede e com as comunidades e que garantam o acesso aos direitos socioassistenciais.
Conteúdo programático
Certificação:
Realização:
– Outubro:
– Dia 13 – das 13h30 às 16h30 – 3 horas
– Dia 14 – das 13h30 às 17h30 – 4 horas
– Dia 15 – das 13h30 às 16h30 – 3 horas
– Dia 16 – das 14h30 às 17h30 – 3 horas
– Dia 17 – das 14h30 às 17h30 – 3 horas
ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSÍVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br
Investimento:
Valor por inscrição: R$ 450,00 (Quatrocentos e cinquenta reais)
Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.
Forma de contratação e pagamento:
Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.
