Diagnóstico da situação do acolhimento institucional do município de Santa Cruz do Rio Pardo

 

Neca inicia em abril a elaboração do diagnóstico da situação do acolhimento institucional do município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP.

 

No dia 04 de abril de 2017, o Neca, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Social do município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP e a empresa SpecialDog, realizou o Seminário “Cuidado e Proteção de Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de apresentar aos atores do Sistema de Garantia de Direitos do município o diagnóstico a ser realizado durante o período de abril a agosto sobre a situação do acolhimento institucional de crianças e adolescentes do município. O referido diagnóstico conta com o apoio da empresa SpecialDog que tem sua sede no município e um histórico de responsabilidade social e compromisso com instituições de acolhimento da cidade.



 

– Veja mais detalhes do Seminário –

 

No dia 04 de abril de 2017, o NECA, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Social do município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP e a Empresa SpecialDog, realizou o Seminário “Cuidado e Proteção de Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de apresentar aos atores do Sistema de Garantia de Direitos do município o Projeto Cuidado e Proteção em sua I Etapa de diagnóstico a ser realizado durante o período de abril a agosto de 2017 sobre a situação do acolhimento institucional de crianças e adolescentes do município e sua articulação com o Sistema de garantia de Direitos. O referido diagnóstico conta com o apoio da Empresa SpecialDog que tem sua sede no município e um histórico de responsabilidade social e compromisso com instituições de acolhimento da cidade.

Participaram do Seminário 40 profissionais da área da infância, tanto do município de Santa Cruz do Rio Pardo como dos municípios de Espírito Santo do Turvo e São Pedro do Turvo, que têm crianças e adolescentes acolhidos nos serviços do município de Santa Cruz. O Seminário contou com a participação das Secretarias de Assistência Social dos referidos municípios, além da Secretária Adjunta de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo.

 

 

Na parte da manhã, após a abertura do Seminário pela titular da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Rio Pardo, ElianeBotelho,pela Gerente de Responsabilidade Social da SpecialDog, Leticia Crivellie, pela Coordenadora do Projeto Cuidado e Proteção do NECA, Alice Duarte de Bittencourt, a pesquisadora associada do NECA, Dayse Cesar Franco Bernardi, fez uma palestra que teve como tema “A articulação para o Reordenamento dos Serviços de Acolhimento e Crianças e Adolescentes: a responsabilidade de cada um para uma proteção cuidadosa”.

 

 

À tarde, os profissionais de CRAS e CREAS, dos serviços de acolhimento, do Programa Saúde da Família, da Educação, da Vara da Infância e conselheiros tutelares, divididos em três grupos, elaboraram uma linha do tempo nomeando os principais marcos da política de assistência social e do acolhimento institucional do município.

 

 

E assim, com a participação de todos, teve início a elaboração do diagnóstico da situação do acolhimento institucional de Santa Cruz do Rio Pardo.

 

Rolar para cima