Supervisão para profissionais de serviços de acolhimento – ano 2014

COMPROMISSO CONSTANTE COM O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

Veja a importância desse apoio às equipes dos serviços de alta complexidade

O que é a Supervisão:

Em nossa concepção a via mais curta da comunicação humana é o diálogo e a capacidade de entender o outro a partir da sua experiência de vida e da sua interioridade.
Assim, a supervisão é entendida como uma oportunidade para que fatores de transformação e mudança das práticas e dos próprios serviços de acolhimento possam repercutir na garantia de direitos das crianças e adolescentes acolhidos.

Finalidade:

Oferecer um espaço de acolhida e de entendimento dos desafios enfrentados pelos profissionais nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes que tiveram direitos violados.

Os encontros de supervisão pretendem ser momentos de superação e de criação para as complexas demandas dos serviços de acolhimento, por meio de uma escuta cuidadosa, troca e resignificação das experiências vivenciadas, visando:

    • Construir espaços de confiança e acolhimento mútuos,
    • Dialogar e refletir para criar novos olhares e novas formas de agir,
    • Clarear os objetivos da instituição e as estratégias para melhor garantir, às crianças e adolescentes acolhidos, proteção integral,.
    • Analisar e refletir sobre as normativas e diretrizes legais como recursos para a realização de metas desejadas e possíveis,
    • Informar segundo as demandas do grupo e suas especificidades,
    • Promover a reflexão através da prática, reconhecendo e construindo soluções para os problemas, aumentando a compreensão do alcance das ações profissionais,
    • Estabelecer objetivos em comum, centrados na construção coletiva de alternativas e de projetos, frente às complexas situações de acolhimento e de reinserção familiar e comunitária,
    • Promover uma formação continuada que permita aumentar a consciência de si e do outro.
Metodologia:

Por meio de uma abordagem dialógica, os encontros de supervisão buscam estimular a participação cooperativa de todos os membros do grupo, valorizando o papel da escuta no diálogo comunicativo, na construção de uma cultura profissional e no respeito pela alteridade, assumida na atenção a conceder voz ao outro.

Funcionamento:

Serão oferecidas duas modalidades de Supervisão:

  1. Modelo I: Supervisão realizada no serviço de acolhimento

Nesta modalidade um profissional do NECA vai até a instituição e realiza encontros mensais de 4 horas com a coordenação e a equipe técnica do serviço de acolhimento ou com a coordenação, a equipe técnica e os educadores.

  1. Modelo II: Supervisão compartilhada nas dependências do NECA

Nesta modalidade é promovido um encontro mensal no NECA com a coordenação e equipe técnica de três serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, durante o período de 4 horas.

Duração: 1 (um) ano

Horários: a combinar entre a(s) equipe(s) do(s) serviço(s) de acolhimento e dos supervisores do NECA.

Mensalidade:

    • Modelo 1: R$ 1.150,00
    • Modelo 2: R$   800,00

Desconto para mais de um serviço de acolhimento por instituição: 10%

Para maiores informações, contatar Vera, no e-mail supervisao@neca.org.br ou nos telefones 36734971 e 36737049.

Equipe de Supervisores

Julio César Vieira Guimarães – psicólogo, com especialização em Psicologia Social e formação em Grupo Operativo pelo Instituto Pichon Riviere, pesquisador associado do Neca. .

Maria Lúcia Gulassa – Pedagoga, especialista em grupo operativo e psicologia social pelo Instituto Pichon Riviere, pesquisadora associada do Neca.

Milton Fiks – Psicoterapeuta psicanalista, pesquisador associado do NECA.

NECA

Local: sede do NECA

Rua Lincoln Albuquerque,nº 328 – Perdizes

São Paulo – SP

(próximo ao Metrô Barra Funda)

Veja como chegar

Fones: 3673.4971 /3673.7049

E-mail: supervisao@neca.org.br

Site: www.neca.org.br

INFORME-SE E INSCREVA-SE

Obs.: O Neca oferece supervisão também para os serviços de média e alta complexidade, especialmente para equipes de CREAS.

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