
COMPROMISSO CONSTANTE COM O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Veja a importância desse apoio às equipes dos serviços de alta complexidade
O que é a Supervisão:
Em nossa concepção a via mais curta da comunicação humana é o diálogo e a capacidade de entender o outro a partir da sua experiência de vida e da sua interioridade.
Assim, a supervisão é entendida como uma oportunidade para que fatores de transformação e mudança das práticas e dos próprios serviços de acolhimento possam repercutir na garantia de direitos das crianças e adolescentes acolhidos.
Finalidade:
Oferecer um espaço de acolhida e de entendimento dos desafios enfrentados pelos profissionais nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes que tiveram direitos violados.
Os encontros de supervisão pretendem ser momentos de superação e de criação para as complexas demandas dos serviços de acolhimento, por meio de uma escuta cuidadosa, troca e resignificação das experiências vivenciadas, visando:
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- Construir espaços de confiança e acolhimento mútuos,
- Dialogar e refletir para criar novos olhares e novas formas de agir,
- Clarear os objetivos da instituição e as estratégias para melhor garantir, às crianças e adolescentes acolhidos, proteção integral,.
- Analisar e refletir sobre as normativas e diretrizes legais como recursos para a realização de metas desejadas e possíveis,
- Informar segundo as demandas do grupo e suas especificidades,
- Promover a reflexão através da prática, reconhecendo e construindo soluções para os problemas, aumentando a compreensão do alcance das ações profissionais,
- Estabelecer objetivos em comum, centrados na construção coletiva de alternativas e de projetos, frente às complexas situações de acolhimento e de reinserção familiar e comunitária,
- Promover uma formação continuada que permita aumentar a consciência de si e do outro.
Metodologia:
Por meio de uma abordagem dialógica, os encontros de supervisão buscam estimular a participação cooperativa de todos os membros do grupo, valorizando o papel da escuta no diálogo comunicativo, na construção de uma cultura profissional e no respeito pela alteridade, assumida na atenção a conceder voz ao outro.
Funcionamento:
Serão oferecidas duas modalidades de Supervisão:
- Modelo I: Supervisão realizada no serviço de acolhimento
Nesta modalidade um profissional do NECA vai até a instituição e realiza encontros mensais de 4 horas com a coordenação e a equipe técnica do serviço de acolhimento ou com a coordenação, a equipe técnica e os educadores.
- Modelo II: Supervisão compartilhada nas dependências do NECA
Nesta modalidade é promovido um encontro mensal no NECA com a coordenação e equipe técnica de três serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, durante o período de 4 horas.
Duração: 1 (um) ano
Horários: a combinar entre a(s) equipe(s) do(s) serviço(s) de acolhimento e dos supervisores do NECA.
Mensalidade:
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- Modelo 1: R$ 1.150,00
- Modelo 2: R$ 800,00
Desconto para mais de um serviço de acolhimento por instituição: 10%
Para maiores informações, contatar Vera, no e-mail supervisao@neca.org.br ou nos telefones 36734971 e 36737049.
Equipe de Supervisores
Julio César Vieira Guimarães – psicólogo, com especialização em Psicologia Social e formação em Grupo Operativo pelo Instituto Pichon Riviere, pesquisador associado do Neca. .
Maria Lúcia Gulassa – Pedagoga, especialista em grupo operativo e psicologia social pelo Instituto Pichon Riviere, pesquisadora associada do Neca.
Milton Fiks – Psicoterapeuta psicanalista, pesquisador associado do NECA.
NECA
Local: sede do NECA
Rua Lincoln Albuquerque,nº 328 – Perdizes
São Paulo – SP
(próximo ao Metrô Barra Funda)
Fones: 3673.4971 /3673.7049
E-mail: supervisao@neca.org.br
Site: www.neca.org.br
INFORME-SE E INSCREVA-SE
Obs.: O Neca oferece supervisão também para os serviços de média e alta complexidade, especialmente para equipes de CREAS.
