Compartilhando nossas Ações
2011 foi um ano de muito trabalho para o Neca!!!
Parcerias estabelecidas com 11 municípios e a realização de cursos, projetos, consultorias e pesquisas atingiram mais de 2.400 profissionais e atores sociais em vários pontos do País.
Projetos
No início de 2011, a partir de projeto apoiado pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, o Neca realizou em São Paulo o lançamento da Coleção Abrigos em Movimento,produzida em parceria com o Instituto Fazendo História. Mais de 400 profissionais da área social participaram do evento. A Coleção também foi lançada na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em São José dos Campos, em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Social do município e em Ribeirão Preto, em parceria com o CINDEDI – Centro de Investigação sobre o Desenvolvimento Humano e Educação Infantil, da USP – Ribeirão Preto. Em torno de 700 pessoas participaram desses eventos. A Coleção continua à disposição em nosso site para download.
Com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos, o Neca sistematizou a experiência de implantação do Sistema de Informação sobre a Criança e o Adolescente em Abrigos – SIABRIGOS em dois municípios – Uberlândia(MG) e São José dos Campos(SP) – e no Distrito Federal. No Rio de Janeiro (RJ) elaborou um estudo comparativo entre o Siabrigos e o MCA – Módulo da Criança e do Adolescente, sistema de informação desenvolvido pela Promotoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O SIABRIGOS é uma ferramenta de gestão do serviço de acolhimento e, instrumento útil ao desenvolvimento do projeto político pedagógico do serviço. Ele visa auxiliar o abrigo promover, de forma articulada e em rede, a proteção integral das crianças e adolescentes acolhidos, contribuindo para a elaboração dos PIAS. Além disso, ele pode fornecer relatórios impressos ou on-line à justiça da Infância e da Juventude, na periodicidade necessária.
Em parceria com a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores Públicos (ABMP), o Neca realizou seis seminários em várias regiões do país, voltados aos diferentes operadores do Sistema de Garantia de Direitos. Os objetivos principais foram o de contribuir com a revisão crítica de práticas institucionais e o da produção de competência operacional institucional e interinstitucional. Competência no sentido de induzir mudanças no modelo organizacional, relacional e ético-político, enfatizando o respeito, promoção, proteção e defesa do direito humano de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária. Os Seminários foram realizados em Aracaju(SE), João Pessoa(PB), Cuiabá(MT), Manaus(AM), Porto Alegre(RS) e São Paulo (SP), com a participação de mais de 1200 profissionais da área da infância e adolescência.
Pesquisas
Durante todo o ano de 2011 foi realizada, de forma processual, pesquisa avaliativa do Programa Vivendo Valores na Educação – VIVE, desenvolvido pelo IVV – Instituto Vivendo Valores, e implantado em alguns Centros da Criança e do Adolescente e da Juventude da Sociedade Santos Mártires e nas escolas estaduais Professora Josefina Maria Barbosa e Maria Peccioli Giannasi, todas localizadas na região do Jardim Ângela da cidade de São Paulo. O Neca adotou para essa avaliação o Outcome Mapping, metodologia desenvolvida pelo IDRC – Centro Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento, do Canadá. O texto final da avaliação será divulgado no início de 2012.
Consultorias
No início de 2011 foi finalizado o diagnóstico da situação da criança e do adolescente no município de Cajamar (SP), realizado a pedido do CMDCA, no qual foram identificados os avanços e os desafios do município a serem enfrentados na busca da garantia dos direitos das crianças e adolescente do município.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de São José dos Campos convidou o Neca para uma assessoria à equipe gestora com o objetivo de identificar os serviços socioassistenciais existentes e indicar a necessidade de adequações de acordo com o previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
O Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do município de Piracicaba (SP) convidou o Neca para realizar assessoria aos conselheiros(as) de direitos visando a organização das conferências livres dos direitos da criança e do adolescente. Nesta Conferência coube também ao Neca realizar uma palestra para cerca de 200 pessoas, entre crianças, adolescentes e operadores do sistema de garantia.
No município de Guaíra (SP), o Neca ficou responsável pela seleção dos candidatos a conselheiros tutelares do município e pela realização de uma formação, com carga horária de 40 horas, para os membros dos Conselhos de Direitos, da Assistência Social, do Idoso, da Comunidade Negra e da Juventude. Esta formação teve como objetivo instrumentalizar, por meio de capacitação teórico metodológica, os conselheiros (as) setoriais do município, visando o aprimoramento técnico/metodológico para o atendimento das complexas situações que exigem intervenção qualificada e específica e para a proposição de políticas públicas setoriais, considerando a realidade local. Participaram dessa formação 70 conselheiros.
Em Rio das Pedras (SP), a Secretaria de Assistência Social estabeleceu parceria com o Neca para a realização de duas formações. A primeira foi realizada com a equipe do serviço municipal de acolhimento institucional “Nossa Casa”, com a participação de 12 profissionais e a segunda foi realizada com a equipe do CRAS do município, com a participação de 15 profissionais.
No final de 2011, a Secretaria de Assistência Social de Piracicaba contratou o Neca para a realização de supervisão para a equipe responsável pelo acompanhamento do Serviço de Acolhimento do município – em torno de 10 profissionais -, com perspectivas de continuidade em 2012.
Cursos
No segundo semestre de 2011 foram realizados em São Paulo, com o apoio da Veras Editora e Centro de Estudos, três cursos: “Acolhimento Institucional: Ampliando Conceitos e Vivências”, “Como trabalhar com a comunidade a partir dos talentos e recursos locais“ e “Elaboração e Gestão de Programas e Projetos Sociais”. Participaram desses cursos 42 profissionais de diversas áreas.
O Curso “Acolhimento Institucional: Ampliando Conceitos e Vivências” foi desenvolvido também nos municípios de Poços de Caldas (MG), com a participação de 30 profissionais, e em Itapetininga (SP), com a participação de 26 profissionais, entre atores do SGDCA, CRAS, CREAS e dos serviços de acolhimento institucional. Ambos foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Em Itapetininga a formação sobre “Acolhimento Institucional e o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária” gerou pedidos de continuidade, visando o alinhamento conceitual para o reordenamento da política municipal de acolhimento.
O curso “Como trabalhar com a comunidade a partir dos talentos e recursos locais“ foi desenvolvido também no município de Louveira (SP), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e com a participação de 27 técnicos dos CRAS e CREAS e de instituições sociais, que também gerou uma solicitação de continuidade em 2012; no município de Santo André (SP) , em parceria com CRPD – Centro de Referência a Pessoa com Deficiência, da prefeitura de Santo André, com a participação de 11 profissionais; e, por último, no município de São José dos Campos, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com a participação de 50 técnicos dos CRAS do município.
O CMDCA de Cajamar, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento da gestão das organizações sociais que acessam o Fundo da Criança e do Adolescente, contratou o Neca para realizar um curso a essas organizações, no que se refere à elaboração e gestão de projetos e programas sociais. Participaram desse curso 23 profissionais representantes de várias organizações sociais e órgãos públicos do município. Em São José dos Campos, também para os técnicos dos CRAS, foi realizado um curso sobre “O CRAS na Política Nacional de Assistência Social” e, uma oficina sobre “Questões de família: fundamentos para o trabalho social”.
O Neca agradece a todos os consultores associados responsáveis por essas atividades e aos municípios e instituições parceiras que acreditam e confiam em nosso trabalho. São estas iniciativas que constroem práticas promotoras de direitos e emancipadoras de destinos…
Consultores e Professores:
Dalva Gueiros
Dayse Cesar Franco Bernardi
Euniciana Peloso da Silva
Isabel Arruda
José Carlos Bimbatte
Júlio C.V. Guimarães
Maria do Carmo Krehan
Maria do Rosário Corrêa de Salles Gomes
Maria Lúcia Gulassa
Marialice Piacentini
Milton Fiks
Myran Veras Baptista
Neiri Bruno Chiachio
Vânia Nery
