Programa Abrigar

Um pouco sobre o Programa Abrigar

Criado em 2003 pelo Instituto Camargo Corrêa e sediado no NECA de 2005 a 2007, destinou-se a apoiar a melhoria da atenção oferecida a crianças e adolescentes abrigados e a construir referências para o acolhimento da infância em situação de vulnerabilidade e abandono social.

O esforço em investir na realidade institucional dos abrigos esteve sempre alicerçado na esperança de dar significado e suporte político, social e pedagógico ao trabalho nessas instituições, que, em sua essência, enfrentam situações de grande complexidade ao atender famílias e crianças que se encontram em crise de sobrevivência pessoal, afetiva e social.

Privilegiando os processos de formação de educadores, coordenadores dos abrigos e agentes responsáveis pela execução dos programas de proteção especial, o Programa direcionou recursos financeiros e técnicos para o desenvolvimento de ações que conduziram a mudanças na atuação social e educativa dos abrigos – entre eles a produção de uma coletânea e um DVD – além de agregar parceiros locais e estimular a expansão da rede de serviços complementares.

Abrigar 2007

Em seu último ano, considerando a reorientação programática do Instituto Camargo Corrêa, focalizou prioritariamente a manutenção dos compromissos assumidos com os abrigos como parte do processo de transição para novas formas de atuação em nível nacional.

O Programa manteve em 2007 as atividades e ações de apoio e acompanhamento dos abrigos já comprometidas em 2006 em relação aos projetos em desenvolvimento e à Rede Abrigar. Neste sentido, os abrigos foram capacitados e estimulados a promover e participar de redes locais de articulação entre eles e com os serviços e agências responsáveis pelo atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação especialmente vulnerável.

Na intenção de ampliar o debate e atualizar o tema dos abrigos na agenda pública, o programa participou de um grupo de discussão nacional para a construção de parâmetros sobre modalidades de acolhimento dos serviços integrantes da política de proteção especial.

A disseminação dos produtos e metodologias incluirá, em breve, a conclusão e a cessão aos parceiros e interessados do software do Banco de Dados dos abrigos e abrigados, juntamente com um curso de formação de técnicos para a organização e alimentação das informações sobre a população atendida, com o que se espera contribuir com a modernização e a agilização da comunicação entre os atores do Sistema de Justiça e serviços sociais públicos na área de proteção especial.

Ficha Técnica do Programa

INICIATIVA

Instituto Camargo Corrêa

Diretor executivo – Francisco Azevedo

Superintendente – Melissa Porto Pimentel

Coordenadora de Programas – Juliana Di Thomazo

REALIZAÇÃO

NECA – Associação de Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente

Programa Abrigar
Coordenadora – Isa Guará
Coordenação de formação – Maria Lúcia Gulassa
Equipe de apoio – Eleonora Franco e Alessandra Coelho
Estagiária – Paula Nogueira

Rolar para cima